FOCUS para AWS

Processo de Configuração do Focus para o provider AWS

Bem-vindo à Pier Cloud!

Pier Cloud é nossa plataforma centralizada para o gerenciamento de dados e serviços na nuvem. Nosso foco é garantir que o acesso aos recursos seja seguro, prático e eficiente. Este documento foi desenvolvido para orientá-lo na configuração do Focus no provedor AWS.

Nos próximos slides, você encontrará um processo detalhado que explica cada etapa de forma clara e objetiva.

No ambiente da AWS

  1. No console da AWS, no campo de pesquisa procure por Cost and Usage Reports, em seguida selecione conforme ilustrado na imagem abaixo.

  1. Aqui selecione a opção Data Exports, no menu no canto inferior esquerdo, conforme ilustrado na imagem abaixo.

  1. Neste passo clique em Create, conforme ilustrado na imagem abaixo.

  1. Na opção Export type, mantenha o padrão selecionado (Standard data export). No campo Export name, insira o nome para identificar o export. Em Data table content settings, selecione a opção FOCUS 1.0 with AWS columns - preview, conforme mostrado na imagem abaixo.

4.1. Nesta etapa, mantenha as configurações padrão em Data export delivery options. Em Compression type and file format (Tipo de compressão e formato de arquivo), selecione Parquet - Parquet. No campo File version, escolha a opção Overwrite existing data export file (Substituir o arquivo de exportação de dados existente), conforme ilustrado na imagem abaixo.

4.2. Aqui clique em Configurar, conforme ilustrado na imagem abaixo.

4.3. Aqui você terá duas opções: Create a bucket (Criar um bucket) e Select existing bucket (Selecionar bucket existente). Neste cenário, utilizaremos o mesmo bucket no qual o Billing (CUR) do cliente foi configurado.

Observação: Caso o cliente prefira usar outro bucket, será necessário alterar as permissões da role para garantir que o Focus tenha acesso à conta e possa extrair os dados de faturamento.

Após escolher a opção Select existing bucket, no campo S3 bucket name, pesquise pelo nome do bucket já existente (neste caso, estamos utilizando o pier-raw-focus para testes). Após localizar o bucket desejado, selecione-o. Em seguida, marque a caixa de seleção I agree to overwrite my S3 bucket policy (Concordo em sobrescrever a política do bucket S3) e clique em Select bucket, conforme ilustrado na imagem ao lado.

4.4. Pronto bucket configurado com sucesso! Agora adiciono um nome no campo S3 path prefix(Nesse caso utilizamos o nome Focus-AWS-teste, porém é um nome fictício), para identificar, em seguida clique em Create, conforme ilustrado na imagem abaixo.

  1. Export para o Focus, criado com sucesso! É só esperar o export sincronizar, isso acontece após 24 hs

  1. Neste passo, vamos orientar como obter o path do bucket criado.

    1. Acesse o console da AWS.

    2. Clique em Services (Serviços).

    No campo de pesquisa, digite S3.

6.1. No campo de pesquisa, procure pelo bucket criado durante a configuração do billing.

Observação: Se o cliente tiver criado um bucket específico para o Focus e configurado esse bucket no export do Focus, será esse o nome que deve ser pesquisado (neste exemplo, usaremos "pier-raw-focus"). Após encontrar o bucket pesquisado, clique no nome correspondente.

6.2. Aqui clique no diretório do export do focus conforme ilustrado na imagem abaixo.

6.3. Aqui clique no diretório focus-test, conforme ilustrado na imagem abaixo.

6.4. Aqui clique no diretório data, conforme ilustrado na imagem abaixo:

6.5. Pronto, aqui está o path do S3 para configurar no Lighthouse.

  • Observação: Anote o endereço do path(pier-raw-focus/focus-billing/focus-teste/data/) conforme ilustrado na imagem abaixo.

Na Plataforma da Pier Cloud

  1. Na página principal do Lighthouse, clique no ícone do usuário e, em seguida, selecione Configurações, conforme mostrado na imagem abaixo.

  1. No menu à esquerda , selecione Billing Connectors.

  1. Nesta etapa, clique em + Adicionar Connector no menu superior à direita, conforme mostrado na imagem abaixo.

  1. Nesta etapa, no campo Tipo, selecione a opção FOCUS , conforme ilustrado na imagem abaixo.

4.1. Nesta etapa, siga as instruções abaixo para preencher os campos corretamente:

  • No campo Identificação do Billing Connector, insira um nome para identificar o conector de billing (neste exemplo, usaremos "AWS Pier FOCUS").

  • No campo ID da conta da AWS, insira o ID da conta onde foi configurado o billing (export do Focus).

  • No campo Nome do Bucket S3 que contém as informações dos dados do Billing, insira o nome do bucket onde o billing foi configurado, ou o nome do bucket criado especificamente para o Focus, caso o cliente tenha escolhido essa opção.

  • No campo Path que contém os dados de billing, insira o caminho do S3 onde os dados de billing estão armazenados (o caminho foi obtido no passo a passo do slide 18).

  • No campo Tipo de Arquivo no bucket, selecione o tipo de arquivo que está sendo armazenado no bucket (neste caso, selecionamos "Parquet").

Em seguida, clique em Salvar, conforme ilustrado na imagem ao lado.

  1. O Billing Connector para o Focus foi criado com sucesso!

Observação: Para visualizar o conector criado, clique na aba FOCUS, conforme ilustrado na imagem abaixo.

Last updated