Regras
Regras é uma funcionalidade do CCA que faz a verificação dos recursos utilizados em Cloud, retornando as recomendações para otimização do ambiente.
As regras da GCP são regras de Economia.
Como chegar em Regras:
No menu de funcionalidades lateral do CCA, selecione Regras.

Filtros
Na tela inicial é possível fazer a pesquisa das regras disponíveis:

E fazer um filtro por categoria:

Relatório
Ao clicar em “Baixar relatório” é feito um download de um arquivo.csv com o detalhamento de todas as regras.

Regras
As Regras do CCA são um conjunto de recomendações baseadas nos serviços disponíveis pelo provider. Para a GCP existe uma categoria citada anteriormente.
Cada regra terá uma visão com algumas informações conforme abaixo:

Contas monitoradas: Lista a quantidade de contas que estão sendo monitoradas para esta recomendação.
Total de recursos encontrados: Lista a quantidade de recursos que se aplicam a regra.
Custo estimado de economia: Custo de economia estimado com realização das recomendações.
Ao clicar no nome da regra em azul, abre um detalhamento da regra, apresentando as seguintes informações:
Contas Monitoradas
Recursos fora de conformidade
Total de recursos ignorados encontrados
Custo de recursos ignorados
Custo estimado de economia

O sistema também permite filtrar pelo ID da Conta, ID do Recurso ou Região, conforme destacado abaixo:

Clicando em “Baixar relatório” é feito o download de um arquivo .csv com o detalhamento apenas da regra selecionada.

Mais abaixo, o sistema apresenta algumas opções de ações:

Clicando no ícone ignorar "
" é possível ignorar a recomendação daquele recurso escolhido. O sistema apresentará uma tela para descrever a razão pela qual deseja ignorar o recurso.

Ao descrever o motivo e confirmar a ação, clicando na caixa de seleção, o sistema irá habilitar o botão para concluir a ação:

No ícone ao lado "
" é possível visualizar detalhes sobre o recurso escolhido, como informações do recurso e os Meta Dados:

Configurações da regra
Ao clicar na engrenagem "", conforme destacado abaixo:

O sistema abre a configuração da regra, onde é possível pesquisar pela customização que deseja visualizar.

Clicando na chave "" correspondente a customização, é possível abrir as customizações da regra, permitindo desativar a regra escolhida em “Status”.

Configuração Padrão:
Em Configuração Padrão, é possível ver a configuração especificada para cada recurso como:
Não conformidade após: Quantidade de dias que o recurso começa a ser considerado não conforme.
Ex: Usuários infrequentes: após 15 dias é considerado fora de conformidade.
Regiões: As regiões que estarão listadas são as regiões que estão sendo monitoradas.

Clicando na opção Editar, é possível configurar o período aceitável para que o recurso passe a ser considerado fora de conformidade.
O sistema irá solicitar que sejam preenchidos os seguintes campos:
Operador do periodo do filtro: Selecionar entre as opções disponíveis
Menos que: Quando desejar que a quantidade de dias para que o recurso possa ser considerado fora de conformidade, seja menor do que a quantidade especificada.
Mais que: Quando desejar que a quantidade de dias para que o recurso possa ser considerado fora de conformidade, seja maior do que a quantidade especificada.
Dias do periodo do filtro: Especificar a quantidade de dias para que a regra possa ser considerada fora de conformidade.

Clicando no botão salvar, o sistema irá concluir a customização de conformidade da regra.
Se este verificador não tiver customização, o valor de conformidade será conforme os valores padrão.
É possível adicionar novas customizações a regra.

Clicando em Adicionar, abre a tela de customização, onde será necessário preencher as seguintes informações:
Tipo de filtro: Selecionar entre os dois tipos de filtros existentes
Filtrar apenas os recursos que correspondem ao filtro
Filtrar apenas os recursos que não correspondem ao filtro
Chave do filtro: Informe a chave do filtro que corresponde a tag
Digite o valor do filtro: Informe o valor que deseja retornar no filtro

Após inserir as customizações desejadas, é só clicar em salvar, e a customização será adicionada a regra selecionada.
Regras de Economia
Banco de dados SQL sem conexões: Verifique se há bancos de dados SQL sem conexão por um período superior ao especificado.
IPs desanexados: IPs públicos não associados a uma VM.
Retenção alta de snapshots: Identifique snapshots retidos por um longo período de armazenamento.
Imagem personalizada não utilizada: Identifica imagens personalizadas no GCP que não estão sendo usadas, ou seja, não estão anexadas a nenhum disco ou modelo de instância. Essas imagens podem estar gerando custos inesperados.
VMs com baixo uso: Esta regra identifica Máquinas Virtuais (VMs) do GCP que estão atualmente em execução, mas apresentam consistentemente baixo uso de CPU e baixa saída de rede durante um período de tempo configurável. Ao consultar métricas do GCP, ela determina quais VMs estão subutilizadas, ajudando as equipes a identificar oportunidades de otimização de custos ao redimensionar, parar ou descomissionar VMs de baixo uso.
VM parada: Identifica VMs paradas e não utilizadas na conta GCP.
Last updated