Custos On Premise

É uma funcionalidade do Lighthouse habilitada para o contexto On Premise, onde é possível ter visibilidade dos custos On Premise por Data Center cadastrado, podendo configurar informações adicionais para cada Data Center.

Como chegar na funcionalidade de Custos On Premise:

  1. Selecione a Organização:

  1. Após clicar em continuar, no canto superior direito selecione o Contexto On Premise:

  1. Em Lighthouse, selecione a funcionalidade Custos On Premise:

  1. O sistema irá exibir a tela principal de Custos On Premise com as opções de Data Centers cadastrados e a possibilidade de cadastrar novos clicando no botão "+ Adicionar Data Center"

  1. O sistema irá exibir a tela para cadastro de novo Data Center, onde será necessário fornecer as seguintes informações:

  • Nome: Inserir o nome que representa o Data Center que deseja cadastrar

  • Tipo: Informar se o tipo da instalação se refere a um Data Center normal ou Colocation, que seria o caso dos servidores e equipamentos de TI da empresa, estarem hospedados em um Data Center alugado.

  • Moeda: Informar em qual moeda são cobrados os custos de instalação. Selecionar uma entre as opções disponíveis (Real brasileiro, Dolar americano, Peso mexicano, Yuan chinês e Euro)

  1. Após preencher todas as informações, clicando no botão Salvar, o sistema irá cadastrar o novo Data Center e retornar para a tela principal.

  1. Na tela principal, clicando na opção "Baixar relatório (CSV)", conforme destacado acima, o sistema apresentará a tela para baixar relatório, onde será necessário fornecer as seguintes informações:

    1. Competência: Selecione o mês/ano de competência que deseja realizar o download;

    2. Salvar como: Forneça o nome que deseja atribuir ao relatório.

  1. Clicando em cima do data center desejado, conforme destacado abaixo:

O sistema irá exibir a lista de recursos cadastrados além de permitir aplicar algumas opções de filtros:

  • Nome: Buscar pelo nome do recurso que deseja visualizar.

  • Competência: Filtrar pela competência do recurso que deseja visualizar.

  1. Na lista de recursos, serão apresentadas as seguintes informações:

    • ID: Informa o ID que identifica o recurso;

    • Nome: Informa o nome do recurso;

    • Categoria: Informa a categoria do recurso;

    • EOL: Informa o EOL do recurso;

    • Quantidade: Informa a quantidade de recursos;

    • Custo unitário/mês: Informa o custo unitário por mês do recurso;

    • Custo total/mês: Informa o custo total por mês do recurso;

    • Criado por: Apresenta as iniciais da pessoa responsável pela criação do recurso;

  • Ações: Apresenta algumas opções de ação:

Duplicar recurso: Clicando no ícone "", o sistema irá apresentar a tela permitindo alterar as informações do recurso que deseja duplicar:

Obs.: Os campos a serem apresentados, podem variar de acordo com o tipo do recurso.

Excluir recurso: Clicando no ícone "", o sistema irá excluir o recurso desejado.

  1. Nessa tela também é possível cadastrar novos recursos, clicando no botão "+ Adicionar recursos":

  1. O sistema irá apresentar a tela para cadastro de novos recursos:

  1. Será necessário inserir as seguintes informações:

  • Tipo do recurso: Selecionar o tipo de recurso que deseja cadastrar entre as opções disponíveis (Equipamentos, Licenças, Serviços, Equipe e outros).

  • Competências: Informar os meses de compentencia que esse recurso se refere.

  • Nome: Inserir um nome para o recurso que deseja cadastrar.

Para cada tipo de recurso selecionado, o sistema irá solicitar algumas informações complementares, que apresentaremos no detalhe a seguir:

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