Regras

  1. Clicando na aba "Regras", o sistema irá exibir a tela de Regras contendo algumas informações:

  1. Na tela principal de Regras, o sistema permite visualizar as seguintes informações:

  • Alocados: Valor total das regras alocadas em algum grupo de consumo.

  • Não alocados: Valor total das regras que não estão alocadas em nenhum grupo de consumo.

  • Porcentagem não alocados: Porcentagem referente ao valor total das regras que não estão alocadas em nenhum grupo de consumo.

  1. O sistema também possibilita aplicar alguns filtros de busca na tela:

  • Regras: Permite buscar pelo ID da Regra, nome ou autor da regras.

  • Propriedade: Permite buscar por todas as regras ou apenas aquelas de sua propriedade.

  • Status: Podendo também buscar pelas regras ativas ou expiradas

  • Alocação: Além de permitir filtrar por aquelas que possuem vinculo com algum grupo de consumo ou não.

  1. Clique em Adicionar Regra.

Na tela de adição de regras, existem 3 partes que precisam ser detalhadas no processo: nova regra, lista de escopos e boost, além de uma parte de configurações que o sistema permite fazer. Veremos cada uma delas na sequência

Configurações

  1. Clicando na opção de Configurações, no canto superior direito:

O sistema abrirá uma tela que permite realizar algumas configurações iniciais:

  • Campo: É possivel selecionar o campo que será utilizado para o calculo do custo do escopo

  • Decimais: Permite configurar a quantidade de casas decimais que será utilizado

  • Unidade: Permite informar a unidade operacional que será utilizada no calculo.

  • Expressão: Permite selecionar a expressão que será utilizado no calculo.

Por fim, clicando no botão aplicar, o sistema aplicará a configuração para as regras que forem criadas.

Nova Regra

  1. Adicione o Nome da Regra. Recomendamos que o nome da regra esteja relacionado ao seu escopo e/ou à regra de negócio correspondente. Na Tabela 1, seguimos essa recomendação ao combinar a coluna "empresa" com a coluna "centro_de_custo", separando-as por um caractere " - ".

  1. Adicione uma Data de Início e/ ou Data de Expiração. Neste exemplo, vamos selecionar Janeiro/2024.

A Data de Expiração é opcional e pode ser utilizada, por exemplo, se um determinado centro de custo irá existir por tempo determinado. Neste caso, vamos selecionar Dezembro/2024.

Feito isso, vamos para a Lista de escopos.

  1. Adicione um novo escopo. No escopo vamos identificar a chave que vai atribuir determinado recurso a um negócio.

  1. Adicione o Nome do Campo e a operação lógica.

Na Tabela 1, temos a coluna "Escopo", cuja regra se refere ao "account id" (lineitem/usageaccountid). Como todas as contas pertencem a um centro de custo e a uma empresa, podemos alocar todas as contas na regra correspondente.

Neste caso, vamos utilizar o campo lineitem/usageaccountid como escopo.

Na operação lógica, selecionaremos "igual a" e escolheremos as contas listadas na coluna "Escopo" da Tabela 1.

Os tipos de operadores são:

  • igual a -> quando o objetivo é mapear valores exatos de uma linha de billing expecifica;

  • é vazio -> quando o objetivo é mapear valores vazios de linha no billing;

  • contém -> quando o valor que queremos mapear esta contido em partes específicas da linha do billing;

  • começa com -> quando o valor que queremos mapear está contido no início da linha específica de billing;

  • termina com -> quando o valor que queremos mapear está contido no final da linha específica de billing;

Feito isso, clicamos em "Adicionar".

Em seguida, é possível identificar o valor total representado pelo escopo no faturamento.

Para fechar, vamos para o cadastro do Boost

  1. Novo boost. Aqui, vamos fazer o enriquecimento do billing atrelado a regra de negócio. Mais uma vez vamos utilizar as informações da Tabela 1.

No ícone "Nome do Campo", serão listados os boosts que já foram configurados na ferramenta. Neste caso, utilizaremos a coluna "Boost" da Tabela 1.

  1. Insira o nome do campo e o valor. No exemplo vamos selecionar o "boost/centro_de_custo" como Nome do Campo.

O Valor do boost será igual á 12345.

Clique em Adicionar e Fechar para irmos para o próximo passo.

Feito isso vamos clicar em Salvar.

Agora a regra estará listada na tela inicial do Mapa Organizacional.

  1. Ao finalizar uma regra conseguimos realizar algumas Ações.

  • Podemos Copiar a Regra, reutilizando os boosts ou escopos já inseridos.

  • Podemos Excluír a regra.

  • No ícone de Mais Ações podemos mover a regra de acordo com sua ordem de prioridade.

Agora, precisamos realizar o processamento do billing para que os campos de enriquecimento sejam úteis na ferramenta.

  1. Por fim, clicando na setinha ao lado de Adicionar Regra:

O sistema também permite as seguintes ações:

  • Importar regras de enriquecimento: Ao clicar na opção "importar regras de enriquecimento", o sistema abrirá a seguinte tela para selecionar o arquivo que deseja importar

Podendo baixar o modelo para um arquivo CSV:

E limpar os dados da tela:

  • Download das regras: Clicando na opção Download das regras, o sistema irá baixar as regras para o seu computador em um arquivo CSV.

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