Integração MONGODB

Plataforma FinOps Pier - Processo de Configuração do MONGODB.

Bem-vindo à Pier Cloud!

Pier Cloud é nossa plataforma centralizada para o gerenciamento de dados e serviços na nuvem. Nosso foco é garantir que o acesso aos recursos seja seguro, prático e eficiente. Este documento foi desenvolvido para orientá-lo na configuração do MONGODB.

A seguir, você encontrará um processo detalhado que explica cada etapa de forma clara e objetiva.

No ambiente MONGODB

  1. Para iniciar a configuração, precisamos acessar o portal do MongoDB e criar uma API Key que será inserida na configuração do Lighthouse, clique em configurações(na engrenagem) conforme ilustrado na imagem abaixo.

  1. Aqui, precisamos anotar o Organization ID (que será usado na configuração do Lighthouse) e verificar se a opção Require IP Access List for the Atlas Administration API está desativada. Se essa opção estiver ativada, o Lighthouse não conseguirá se conectar. Em seguida, clique em Access Manager no menu do canto inferior esquerdo, conforme ilustrado na imagem abaixo.

  1. Aqui clique em API Keys, conforme ilustrado na imagem abaixo.

  1. Aqui clique em Create API key.

  1. Neste passo, no campo Description, insira o nome da API, no campo Organization Permissions, Selecione, Organization Billing Viewer e Organization Read Only, conforme ilustrado na imagem abaixo.

  1. Aqui clique em Next.

  1. Pronto! A API Key foi criada com sucesso. Agora, copie e cole a chave em um bloco de notas para usá-la mais tarde na configuração do Lighthouse.

  1. Aqui, conseguimos validar a criação da API Key. Com as informações necessárias anotadas, agora precisamos configurá-las no Lighthouse.

Na Plataforma Pier Cloud

  1. Na página inicial do Lighthouse, clique no ícone do usuário localizado no canto superior direito. Em seguida, selecione a opção Configurações, conforme ilustrado na imagem abaixo.

  1. No menu inferior à esquerda selecione a opção Segredos(Secret).

  1. No canto superior à direita clique em + Adicionar, para criar um Segredo(Secret)

  1. No campo Nome, insira um Nome para identificar o Segredo (Secret). Em Tipo, selecione Digest Auth (tipo de autenticação no MongoDB). No campo Usuário, insira a Public Key (informação obtida no slide 10), e no campo Senha, adicione a Private Key (informação também obtida no slide 10). Por fim, clique em Salvar para criar o Segredo (Secret), conforme ilustrado na imagem abaixo.

  1. O Segredo (Secret) foi criado com sucesso! Agora, prossiga clicando em Data Connectors no menu inferior à esquerda, conforme ilustrado na imagem abaixo.

6. Aqui clique em + Adicionar, no canto superior à direita, para criar o Data connector.

  1. No campo Data Connector, selecione MongoDB Atlas. Em Nome identificador do Data Connector, insira um nome para identificar o conector de dados. No campo Selecione o segredo para este conector de dados, escolha o Segredo (Secret) criado no passo anterior. No campo ID da Organização, insira o ID obtido no slide 5. Por fim, clique em Salvar para criar o Data Connector, conforme ilustrado na imagem abaixo.

  1. Pronto! O Data Connector foi criado com sucesso e a integração com o MongoDB foi configurada com êxito.

Last updated