Grupos de Consumo
São as unidades de negócio da empresa ou organização responsáveis pela gestão de custos e controle orçamentário. Os Grupos de Consumo são uma funcionalidade do Lighthouse destinada à gestão de custos de nuvem e controle orçamentário.
Normalmente, as empresas gerenciam os custos dos recursos e serviços de nuvem de forma centralizada. No entanto, diferentes departamentos utilizam esses recursos, criando a necessidade de alocar os custos para os departamentos que efetivamente os utilizam.
Utilize os Grupos de Consumo para realizar o Showback e Chargeback dos custos, promovendo a responsabilidade pelos gastos com nuvem. Isso proporciona visibilidade dos custos e ajuda a empresa a administrar os altos custos da tecnologia na era digital.
Antes de Iniciar:
Antes de tudo, precisamos finalizar o Mapa Organizacional e toda a parte referente ao showback, as unidades de negócio e os centros de custo responsáveis pelas alocações devem estar bem definidos e, por recomendação, documentados em uma tabela.
Crie e Gerencie Chargeback por Competência
Passo a passo de execução:
Crie um Campo Customizado
Passo 1: Acesse Chargeback e selecione Grupo de Consumo no menu lateral:

Passo 2: Clique na opção Campos Customizados

Passo 3: O sistema apresentará a tela de Campos Customizados para que seja possível informar novos campos na criação de um Grupo de Consumo:

Passo 4: Clique na opção "Adicionar campo":

Passo 5: O sistema apresentará a tela para criar novos campos customizados, onde será necessário informar:
Nome: Informar o nome que será atribuído ao novo campo customizado
Tipo do campo: Selecionar o tipo de campo entre as opções disponóveis: Texto (Pequeno), Texto (Grande), Número e Dropdown.
Obrigatório: Informar se o campo será obrigarório ou não
Fixado no grupo de consumo: Informar se o campo será fixado na criação do grupo de consumo

Clicando no botão Salvar, o campo customizado será criado.
Passo 6: Na tela principal de campos customizados, é possível visualizar os campos criados e aplicar algumas opções de Filtros.
Nome: É possivel buscar pelo nome do campo,

Mostrar: Buscar os campos de acordo com o tipo criado: Texto (Pequeno), Texto (Grande), Número e Dropdown.

Status: Listar apenas os campos Ativos ou Arquivados

Passo 7: O sistema também permite realizar algumas ações nos campos listados:
Editar: É possível editar as informações do campo clicando em cima de alguma informação referente ao campo, conforme ilustrado abaixo:


Fixado: É possivel alterar se o campo estará fixado ou não na criação do grupo de consumo

Arquivar campo: É possível arquivar um campo que não será mais utilizado.

Configurar Grupo de Consumo
Passo 1: Clique na opção Configurações

Passo 2: O sistema apresentará a tela para configurar alguns campos do chargeback

Billing: Será necessário informar o provider do campo de billing que será utilizado no Chargeback.

Campo de Chargeback: A depender do Provider selecionado, será necessário informar o Campo de Chargeback do Billing correspondente.

Feito isso, é só clicar em Salvar e a configuração será aplicada no Grupo de Consumo do seu Chargeback.
Crie uma Nova Competência
Passo 1: Acesse o painel de Competências.
Passo 2: Adicione uma competência ou um intervalo de competências.
No painel de Competências, clique em Adicionar Competências
Passo 3: Informe a competência ou um intervalo de competências.
Clique em Salvar.
Pronto! Competência criada
Encerre a Competência
Passo 1: Clique no ícone de Editar competência.
Passo 2: Encerre a competência clicando e ativando o checkbox.
Clique em Salvar.
Pronto! Competência encerrada.
Importante!
O Lighthouse não permitirá nenhuma alteração ou a reabertura após o encerramento da competência.
Remova as Competências
Passo 1: Clique no ícone Remover a Competência.
Passo 2: Confirme a exclusão da competência clicando em “Sim, quero excluir!”.
Pronto! Competência excluída.
Acessar o Grupo de Consumo
Passo 1: Em Grupos de Consumo, acesse o painel dos Grupos de Consumo.

Passo 2: O sistema permite aplicar algumas opções de filtro:
Nome do Grupo de Consumo: Inserir alguma informação referente ao nome do grupo de consumo para que o sistema possa retornar todos os grupos contendo as informações digitadas.

Competência: Selecionar o mês de competência que deseja trabalhar na pesquisa.

Passo 3: O sistema permite baixar relatório CSV clicando no botão destacado:

Que irá apresentar uma tela para selecionar a competencia desejada e o nome que será salvo o relatório:

Clicando no botão "Baixar relatório", o arquivo será baixodo no computador.
Além de pemitir baixar relatório em formato CSV, clicando na seta ao lado:

O sistema também permite realizar as seguintes ações:

Importar transações de arquivo CSV: Ao clicar na opção "importar transações de arquivo CSV", o sistema abrirá a seguinte tela para selecionar o arquivo que deseja importar.

Podendo selecionar a opção para sobrescrever as transações existentes:

Baixar o modelo para um aquivo CSV:

Limpar os dados da tela:

E alterar o mês para outro que esteja aberto:

Importar Relações Estáticas: Ao clicar na opção "Importar Relações Estáticas", o sistema abrirá a seguinte tela para selecionar o arquivo que deseja importar

Podendo selecionar a opção para sobrescrever as transações existentes:

Baixar o modelo para um aquivo CSV:

E alterar o mês para outro que esteja aberto:

Importar Relações Dinâmicas: Ao clicar na opção "Importar Relações Dinâmicas", o sistema abrirá a seguinte tela para selecionar o arquivo que deseja importar

Podendo selecionar a opção para sobrescrever as transações existentes:

Baixar o modelo para um aquivo CSV:

E alterar o mês para outro que esteja aberto:

Passo 4. Clicando na opção Configurações da Competência, o sistema permite configurar o grupo de consumo para o qual serão enviados os centavos não puderem ser divididos entre as relações:

O sistema irá apresentar a tela para configuração da competência

Permitindo selecionar competencia que será aplicada

Além de informar o grupo de consumo que serão enviados os centavos restantes.

Ao clicar em Fechar, a configuração será aplicada ao grupo de consumo.
Criar um novo Grupo de Consumo
Passo 1: E adicionar novo Grupos de Consumo, clicanco no botão destacado.

Passo 2: Informe o nome do grupo de consumo e os campos customizados, na sequencia clique em Continuar.

Passo 5: Clique em Adicionar Relacionamentos.

Passo 6: Informe os dados para adicionar o relacionamento do Grupo de Consumo.
Relacionamento (Opcional): Grupo de consumo imediatamente acima na hierarquia
Competência: Informe a abrangência do relacionamento do grupo de consumo
Comportamento: Escolha o tipo do comportamento do grupo de consumo:
Relacional: Utilize esta opção para criar um relacionamento de hierarquia.
Agrupador de Regras: utilize esta opção para agrupar as regras e informe:
Contexto das regras: A origem das regras, exemplo: Microsoft Azure, AWS, GCP.
Regras: Relacione as regras ao grupo de consumo, quais regras do Mapa Organizacional serão atreladas ao Grupo.
Criar relacionamento automatico: Ao selecionar uma opção de relacionamento, o sistema irá habilitar essa opção para criar um relacionamento automatico de Pai com o grupo de consumo imediatamente acima na hierarquia. De forma que o custo existente no Grupo de Consumo filho seja refletido automaticamente no Grupo de Consumo pai (ou seja, sempre um nível acima na hierarquia).

Clique em Salvar!
Passo 7: Ao salvar o relacionamento o sistema irá retornar à tela anterior, clique em Continuar.

O Grupo de Consumo foi criado com sucesso!
Ações
Para cada grupo de consumo apresentado no relatório, o sistema permite realizar a seguinte ação:

Remover: Ao clicar no ícone "", o sistema irá apresentar uma tela de confirmação, onde será necessário clicar no botão "Sim, quero excluir!", com isso o grupo de consumo será excluído.

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