Regras

Regras é uma funcionalidade do CCA que faz a verificação dos recursos utilizados em Cloud, retornando as recomendações para otimização do ambiente.

As regras são divididas em duas categorias: Economia e Melhores Práticas.

Como chegar em Regras:

  1. No menu de funcionalidades lateral do CCA, selecione Regras.

  1. Filtros

Na tela inicial é possível fazer a pesquisa das regras disponíveis:

E fazer um filtro por categoria:

  1. Relatório

Ao clicar em “Baixar relatório” é feito um download de um arquivo.csv com o detalhamento de todas as regras.

  1. Regras

As Regras do CCA são um conjunto de recomendações baseadas nos serviços disponíveis pelo provider, e são divididas em duas categorias citadas anteriormente.

Cada regra terá uma visão com algumas informações conforme abaixo:

  • Contas monitoradas: Lista a quantidade de contas que estão sendo monitoradas para esta recomendação.

  • Total de recursos encontrados: Lista a quantidade de recursos que se aplicam a regra.

  • Custo estimado de economia: Custo de economia estimado com realização das recomendações.

Ao clicar no nome da regra em azul, abre um detalhamento da regra, apresentando as seguintes informações:

  • Contas Monitoradas

  • Recursos fora de conformidade

  • Total de recursos ignorados encontrados

  • Custo de recursos ignorados

  • Custo estimado de economia

O sistema também permite filtrar pelo ID da Conta, ID do Recurso ou Região, conforme destacado abaixo:

Conforme aplicação dos filtros, os dados exibidos no quadro de visão geral da regra, podem sofrer modificação.

Clicando em “Baixar relatório” é feito um download de um arquivo .csv com o detalhamento apenas da regra selecionada.

Mais abaixo, o sistema apresenta algumas opções de ações:

  • Clicando no ícone ignorar "" é possível ignorar a recomendação daquele recurso escolhido. O sistema apresentará uma tela para descrever a razão pela qual deseja ignorar o recurso.

Ao descrever o motivo e confirmar a ação, clicando na caixa de seleção, o sistema irá habilitar o botão para concluir a ação:

  • No ícone ao lado "" é possível visualizar detalhes sobre o recurso escolhido, como informações do recurso e os Meta Dados:

  1. Configurações da regra

Ao clicar na engrenagem "", conforme destacado abaixo:

O sistema abre a configuração da regra, onde é possível pesquisar pela customização que deseja visualizar.

Clicando na chave "" correspondente a customização, é possível abrir as customizações da regra, permitindo desativar a regra escolhida em “Status”.

Configuração Padrão:

Em Configuração Padrão, é possível ver a configuração especificada para cada recurso como:

  • Não conformidade após: Quantidade de dias que o recurso começa a ser considerado não conforme.

Ex: Usuários infrequentes: após 15 dias é considerado fora de conformidade.

  • Regiões: As regiões que estarão listadas são as regiões que estão sendo monitoradas.

Clicando na opção Editar, é possível configurar o período aceitável para que a regra seja considerada fora de conformidade.

O sistema irá solicitar que sejam preenchidos os seguintes campos:

  • Operador do periodo do filtro: Selecionar entre as opções disponíveis

    • Menos que: Quando desejar que a quantidade de dias para que a regra possa ser considerado fora de conformidade, seja menor do que a quantidade especificada.

    • Mais que: Quando desejar que a quantidade de dias para que a regra possa ser considerado fora de conformidade, seja maior do que a quantidade especificada.

  • Dias do periodo do filtro: Especificar a quantidade de dias para que a regra possa ser considerada fora de conformidade.

Clicando no botão salvar, o sistema irá concluir a customização de conformidade da regra.

É possível adicionar novas customizações a regra.

Clicando em Adicionar, abre a tela de customização, onde será necessário preencher as seguintes informações:

  • Tipo de filtro: Selecionar entre os dois tipos de filtros existentes

    • Filtrar apenas os recursos que correspondem ao filtro

    • Filtrar apenas os recursos que não correspondem ao filtro

  • Chave do filtro: Informe a chave do filtro que corresponde a tag

  • Digite o valor do filtro: Informe o valor que deseja retornar no filtro

Após inserir as customizações desejadas, é só clicar em salvar, e a customização será adicionada a regra selecionada.

Regras de Economia

  1. Instâncias de Computação Ociosas: Identifique instâncias de computação que não estão sendo utilizadas. Essas instâncias podem estar gerando custos desnecessários.

  2. Bucket Sem Política de Exclusão de Upload Multipart Habilitada: Identifica buckets sem políticas de exclusão de upload multipart habilitadas, o que pode levar a um uso ineficiente de armazenamento e aumento de custos na Oracle Cloud Infrastructure.

  3. Disco Desanexado: Identifica discos persistentes na Oracle Cloud Infrastructure que não estão atualmente anexados a nenhuma máquina virtual e permaneceram sem uso por um número configurável de dias. Esses discos podem estar gerando custos de armazenamento sem fornecer valor operacional.

  4. Bucket Sem Política de Acesso Infrequente Ativa: Identifica buckets sem políticas de acesso infrequente ativas, o que pode levar a um uso ineficiente de armazenamento e aumento de custos na Oracle Cloud Infrastructure.

Regras de Melhores Práticas

  1. Habilitar Monitoramento em Instâncias de Computação: Identifique instâncias de computação que tenham o agente de monitoramento de instâncias de computação desativado. Isso impede que métricas de utilização de recursos, como CPU e memória, sejam monitoradas.

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