Webhook
Um serviço oferecido pela Pier Cloud que permite integrar a nossa plataforma de FinOps com o serviço de Webhook para envio de notificação via endpoint, sempre que for desejado que o envio de mensagem através do endpoint cadastrado para o serviço utilizado pelo endpoint.
Este documento descreve as etapas necessárias para configurar e gerenciar essa integração, garantindo que suas equipes recebam notificações de forma eficiente e tenham acesso às informações de que precisam.
Conectando o serviço de Webhook a Plataforma da Pier Cloud
Clicando no perfil do usuário, na opção “Configurações”, conforme ilustrado abaixo:

O sistema apresentará o menu lateral com algumas opções de configuração, onde deve ser selecionada a opção “Notificações”:

Clicando no ícone "
", o sistema permite visualizar os grupos de provedores cadastrados e adicionar novos.

O sistema irá apresentar a tela solicitando as seguintes informações:
Selecione o tipo: Webhook
Nome: Informar um nome que identifique o provedor

Configuração via requisição Get ou Post
Configurações: Para o tipo de provedor Webhook, será necessário preencher os seguintes campos adicionais:
URL do servidor: Se refere ao endpoint do serviço que irá receber as notificações.
Método de requisição: selecionar entre as opções disponíveis:
GET: Ao selecionar a opção de método GET, as informações da notificação que contêm título e conteúdo, serão enviadas como Query parameters da URL. Nesse caso, as informações devem ser retiradas da URL e utilizadas como desejado.
Exemplo:
curl --request GET --url 'https://exemplo.com/webhook?title=Novo%20alerta%20de%20sistema&content=O%20processamento%20foi%20concluido%20com%20sucesso%20as%2014%3A35'
No exemplo, https://destino.com/webhook?title=SEU_TITULO&content=SEU_CONTEUDO O servidor que recebe o webhook precisa estar preparado para ler parâmetros GET (
req.query.title
/req.query.content
em Node.js, por exemplo).POST: Ao selecionar a opção de método POST, as informações da notificação que contêm título e conteúdo, serão enviadas dentro do body de uma requisição http básica. Nesse caso, as informações devem ser retiradas da Body e utilizadas como desejado.
Exemplo:
curl --request POST --url 'https://exemplo.com/webhook' --header 'Content-Type: application/json' --data '{ "title": "Novo alerta de sistema", "content": "O processamento foi concluído com sucesso às 14:35." }'
Cabeçalho da requisição: Inserir as informações que serão enviadas:
Informe a chave: Fornecer a chave que será utilizada.
Informe o valor: Inserir o valor para a chave e clique em adicionar.
Por fim, ao clicar no botão salvar, o sistema irá armazenar a configuração realizada.
Last updated